últimas notícias

rumos itaú cultural - artes visuais (29/04/2011)

De 01 a 08 de maio, a Paraíba recebe a curadora, Sânzia Pinheiro, que integra o programa Rumos Itaú Cultural - Artes Visuais, em sua quinta edição, dando continuidade ao processo de visitação a diversas cidades brasileiras com a participação de curadores e profissionais envolvidos com o objetivo de investigar, mapear e incentivar a atual produção em arte contemporânea brasileira.

O curador geral da edição 2011- 2013, Agnaldo Farias, coordena quatro equipes de curadores que estarão percorrendo todas as regiões brasileiras. Cada grupo é formado por um curador de equipe e dois curadores de mapeamento, que farão o rastreamento em sua região de origem. para a paraíba, sob a coordenação de Felipe Scovino, a curadora de mapeamento, Sânzia Pinheiro (RN), estará em João Pessoa, Campina Grande e Sousa.

Em João Pessoa, Sânzia Pinheiro estará na segunda-feira, 02 de maio, com palestra na USINA CULTURAL ENERGISA, de 9h às 12h. No dia 05 ela estará em Campina Grande e, dias 06 e 07, em Sousa. A cada visita será realizada uma conversa com os artistas para apresentação do programa e em seguida ela fará agendamento de visita a ateliês.


indigo paris 2011 (30/04/2011)

Indigo Paris 2010 
Os artistas e designers paraibanos, Dyógenes Chaves e Romero Sousa, estão 'preparando as malas' para exibirem suas criações na próxima edição da Índigo Paris 2011, que acontecerá na capital francesa em setembro, no Parc d´Expositions Paris Nord Villepinte. Eles receberam confirmação por meio do Texbrasil, programa de apoio à exportação da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (ABIT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A Índigo Paris, parte da Première Vision Pluriel, é uma exposição internacional especializada em design têxtil e de criação. Com três edições por ano, em Nova York, Paris e Bruxelas, oferece aos seus expositores e visitantes referências para se inspirar e preparar coleções, obter informações sobre as tendências e realizar negócios entre os profissionais. Ao todo, 180 estúdios internacionais apresentarão suas coleções – estampas, bordados, apliques, transfers, vintage etc. – para o mercado da moda em todos os setores.

Esta edição 2011 da Índigo Paris, será marcada como a primeira vez em que designers brasileiros participarão neste evento que é o mais aguardado do mundo da moda internacional. Na verdade, o convite aos artistas aconteceu há quase dois anos, quando da visita de Geni Ribeiro, consultora em Adequação de Produto e Desenvolvimento Criativo do Programa TexBrasil, à Semana de Moda promovida pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) – Estação da Moda. Na época, a estilista e designer Francisca Vieira, da Natural Cotton Color, tomou a iniciativa de apresentar os portfólios dos artistas como representantes da produção local, o que agradou imensamente à consultora, Geni Ribeiro, surgindo daí o interesse do TexBrasil em exibir a arte paraibana neste evento internacional.